OPERAÇÃO BAHIA EM JANEIRO DE 2009

Por Flávio PY2ZX e Enos PY2ENO.

Versão do dia 09-Jan-2009.

 
 

Desde que Dave N7BHC comentou conosco que a Expedição Namíbia 2009 também seria voltada à exploração da Tropo Transoceânica, o grupo Japy DX foi automanticamente motivado a integrar este movimento. Primeiro, incentivando os sulamericanos a participarem dos testes pois afinal não é fácil encontrar uma estação expedicionária em pontos ótimos na costa africana voltada para essa finalidade. Segundo, de nada adiantaria a equipe na África realizando CQs se não tivermos, no outro lado do Atlântico, outras estações preparadas especialmente na costa nordestina brasileira para escutá-los. E terceiro, independente do resultado final, se bem sucedido ou não, com QSO ou não, o simples fato do DXista em VHF explorar outros horizontes, novos desafios, também é um estímulo à experimentação e atividade de monitoramento mais permanente no dial que vai além dos concursos. Cada momento que o DXista passa diante de um transceptor de VHF concentrado em uma difícil missão técnica, ele garante momentos de aprendizado e descobertas que podem inclusive levar a outros caminhos sequer vislumbrados pela comunidade.

Como o Japy DX tem uma forte vocação ao DXismo outdoor em operações portáteis e expedições, cogitamos realizar uma operação portátil no Nordeste brasileiro, de fato há muito desejada. No entanto devido "limitações orçamentárias" e imediatismo da operação com data já determinada pela ativação africana, Enos Emerick PY2ENO atendeu voluntariamente ao chamado, representando o grupo em uma estação parceira à Expedição Namíbia.

A estação conta com apoio coletivo de todo o grupo nas orientações operacionais sobre modos digitais como WSJT, seleção de interfaces, adaptações nas antenas direcionais DK7ZB, na divulgação e planejamento da operação de maneira integrada à expedição africana.

Enlace Brasil - Namíbia visto do Google Earth:
mais de 5.000 km entre os continentes.

Tomada a decisão da operação, restava decidir o local. Em análises seguidas por vários meses dos valores HTI na costa brasileira, notamos que as previsões de Dutos Transoceânicos no litoral brasileiro ocorrem na seguinte ordem de incidência:

  1. Entre Salvador e Aracaju;
  2. Entre Salvador e Natal;
  3. Entre o Sul Bahia e Natal;
  4. Entre Cabo Frio e Natal;
  5. No litoral Sudeste-Sul.

No caso da data programada para a expedição Namíbia, claramente a primeira opção oferece melhores condições, embora isso não inviabilize os demais pontos, especialmente 2 e 3. Os dutos variam com o dia e hora, portanto as condições positivas que hoje estão em Salvador/BA, poderão se apresentar em Natal/RN dias depois.

Inicialmente consideramos Aracajú/SE como local de operação, porém para melhor adequar a instalação da estação beira-mar, com maior liberdade para instalação de antenas, longe de ruídos urbanos, de alguma forma em ambiente mais privativo, optamos pela operação do dia 12 a 17 de janeiro de 2009 no Sítio do Conde, litoral norte da Bahia, localizador HH18fd. O indicativo será ZY6Y (Zulu Yankee Seis Yankee).

Local de operação PY6/PY2ENO

As condições operacionais na Bahia serão:

  • Transceivers: Yaesu FT-897D e Icom IC-706MKIIG (spare);
  • Amplificador: Homebrew PY3FF com 500W em 144 MHz; Mirage B1010 100W em 432 MHz;
  • Antena 50 MHz: 7 elementos KLM 6M 7LD polarização horizontal;
  • Antena 144 MHz: 12 elementos K1FO by PY2NI polarização horizontal, DK7ZB by PU2WDV;
  • Antena 432 MHz: 22 elementos K1FO by PY2NI polarização horizontal;
  • Pré-Amplificador: Top Mount SP2000 SSB Electronics;
  • Fonte: Alinco DM-330 MV, Yaesu 897 Internal Power Supply FP-30;
  • Computação: Notebook Dell Latitude 620;
  • Internet: Wireless 802.11G. Modem GSM Claro. Contas específicas de e-mail/msn/skype a serem criadas e informadas posteriormente.

É possível ainda o encontro com DXistas locais para trocar impressões e aprendizados mútuos sobre as condições de propagação pelo Nordeste e práticas operacionais em weak signals. Como toda viajem será feita de carro, há possibilidade de operações temporárias esparsas em pontos do trajeto.

Fica a sugestão e incentivo para que as demais estações pelo nordeste brasileiro integrem este esforço de tentar escutar e contactar a Expedição Namíbia. André PY0FF e Orlando PY2ANE já participaram de prévios testes de Transoceânica com os africanos e ainda há muito a ser considerado, estudado e explorado.

Se nossas expedições são pontuais e temporárias, o trabalho de um DXista localizado no Nordeste pode ser permanente, com possibilidade de maior sucesso devido a experiência acumulada. Outras estações nas Ilhas Ascensão e Santa Helena aumentam consideravelmente as chances dos QSOs.

Atividades correlatas em 6 metros, radioescuta nas faixas de radiodifusão sonora FM ou TV em VHF/UHF também são campos interessantes para formatar um conhecimento integrado da propagação. Portanto essa missão, antes de ser específica do Japy DX, pode e deve ser apreendida por todo radioamador interessado.

Se você estiver pelo litoral brasileiro, especialmente nos pontos supracitados, pense em ativar também sua estação para tentar o inédito contato através do Atlântico Sul em 144 MHz.

Nosso e-mail para sckeds:

Estaremos continuamente atualizando o site sobre a Operação Bahia, informando sobre a Expedição Namíbia, e mandando informações de texto pela VHF-DX. Boa sorte!

Voltar ao índice

 
     
 
Japy DX Group: Atualizado em: 09-Jan-2009.