Operação Cabo Frio em janeiro de 2009

Por Flávio PY2ZX e Fábio PY1ZV.

Versão do dia 09-Jan-2009.

 
 

No segundo semestre de 2008 alguns radioamadores dos EUA e África do Sul começaram a viabilizar a Expedição Namíbia 2009 V5/KT6Q. O objetivo principal era EME, mas com atividades voltadas também à exploração da Tropo Transoceânica entre África e América, especialmente com o Brasil.

Como o grupo Japy DX estava em contato com os expedicionários, fomos motivados a integrar o movimento, ativando de nosso país estações que pudessem ser úteis e esse monitoramento e estudo.

Viabilizamos pois a primeira estação no litoral norte da Bahia ZY6Y no mesmo período da expedição na Namíbia.

Essa é uma das melhores localizações brasileiras para o enlace Brasil - África em VUHF segundo as incidências e previsões dos Dutos Troposféricos de Willian Hepburn.

No final de dezembro o grupo viabilizou uma segunda operação em importante parceria com os amigos do Rio DX Group no litoral do Estado do Rio de Janeiro, também no mesmo período da expedição Namíbia e operação Bahia.

O local, considerado por nós há muitos anos, é a região de Cabo Frio - Arraial do Cabo.

Tal área é uma projeção continental no oceano que coloca suas estações em posição favorável para caminhos totalmente desobstruídos, utilizando-se apenas de azimutes e trajetos exclusivamente marítimos atingindo boa parcela do litoral paulista, do litoral sul e mesmo porções do Uruguai e Argentina. Ainda oferece caminho oceânico sentido África, permite operações em grids pouco ativados e é susceptível a Dutos Transatlânticos.

Na palestra sobre DXismo em UHF no Fórum de VHF da FENARCOM 2007, promovido em parceria com o Grupo Araucária de DX, foi constatado que os litorais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro tinham formato geográfio semelhante ao Australian Bight ou a Grande Bahía Australiana, onde dutos troposféricos ocorrem freqüêntemente, estando Cabo Frio/Arraial do Cabo justamente na extremidade nordestedo caso brasileiro.

Portanto uma estação nessa região potencializaria nosso principal objetivo: V5/KT6Q; bem como permitiria explorar secundariamente outros azimutes, útil para melhor conhecer as possibilidades do local e orientar futuras operações.

Inicialmente tentamos uma expedição em elevações de Arraial do Cabo, no entanto conseguimos uma instalação bem próxima ao mar na cidade de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, em GG87xc para os dias 12 a 17 de janeiro de 2009. O indicativo será PT1A (Papa Tango Um Alfa).

Apesar da provável existência de ruídos em QRGs mais baixas, optou-se pela infraestrutura de energia elétrica pública convencional em Cabo Frio ao invés de geradores e baterias em camping. Assim será possível ativar os lineares que, embora de potências ainda modestas, podem ajudar a fechar os QSOs mais difíceis.

As condições operacionais em Cabo Frio serão:

  • Bandas: 50 MHz, 144 MHz, 432 MHz;
  • Transceivers: Yaesu FT-897D, Kenwood TS-600;
  • Amplificador: Signal Scope 144 MHz 100 Watts; Mirage 50 MHz 150 Watts;
  • Antena 50 MHz: 6 elementos K1FO by PY2NI, polarização horizontal;
  • Antena 144 MHz: 12 elementos K1FO by PY2NI, polarização horizontal;
  • Antena 432 MHz: 15 elementos K1FO by PY2NI, polarização horizontal;
  • Fonte: Alinco DM-330 MV; 2 x PS-30; 30A by PY1ZV;
  • Computação: Notebook HP; WSJT;
  • Internet: Modem GSM Tim. Contas específicas de e-mail/msn/skype.

Os operadores confirmados são (em ordem alfabética):

  • Fábio Hoelz, PY1ZV;
  • Luiz Tresso, PY2OC;
  • Marcelo Rabelo, PY1RY;
  • Martins de Oliveria Neto, PY2HN.

No apoio Enos PY2ENO, Felipe PY1NB, Felipe PY1TR, Flávio PY2ZX, Horta PY2NI, Pereira PU2WDV.

Fica portanto a sugestão e incentivo para que as demais estações sulamericanas integrem este movimento de tentar escutar e contatar a Expedição Namíbia e que possamos desenvolver uma semana muito produtiva de DXismo!

Nosso e-mail para sckeds:

Desde já nossos agradecimentos aos grupos Rio DX e Japy DX pelo incentivo e contribuições oferecidas para viabilização da operação. Esperamos que essa seja apenas uma atividade conjunta entre as muitas futuras.

Estaremos continuamente atualizando o site sobre a Operação Cabo Frio, sobre a Operação Bahia, sobre a Expedição Namíbia, e mandando informações de texto pela VHF-DX. Boa sorte!

Voltar ao índice

 
     
 
Japy DX Group: Atualizado em: 09-Jan-2009