EXPEDIÇÃO NAMÍBIA 2009

Por Dave N7BHC. Colaboração de Flávio PY2ZX.

Versão 31-Dez-2008. Para atualizações conferir texto em inglês

 
     
 
Os radioamadores Dan HB9CRQ, Hal ZS6WB, entre outros planejavam uma expedição a Namíbia há muito tempo especialmente para atender a comunidade de Reflexão Lunar (EME) na faixa de 2 metros. No segundo semestre de 2008 a equipe fechou a data da operação: de 07 à 17 de janeiro de 2009 na cidade de Lüderitz, sul da Namíbia, grid locator JG73ni, indicativo V5/KT6Q.

A Reflexão Lunar em 2 metros será portanto a prioridade, extendida às bandas de 6 metros ou 70 centímetros se as condições permitirem. No entanto, a expedição para Namíbia também abrangerá outros modos de propagação, incluindo Esporádica E, Tropo e Satélites.

Hal convidou-me para liderar a expedição na questão dos Dutos Troposféricos Transoceânicos, tema comum entre nossas conversas durante todo o ano de 2008.  Naturalmente fui impelido a aceitar o desafio já que a expedição estará em um local excelente e no período adequado para a efetivação de longos contatos de VHF e UHF pelo Oceano Atlântico. 

Nesta página abordaremos os aspectos gerais da expedição Namíbia e os links correlatos cada modalidade de DX. Foram traduzidos para o português o presente artigo e o capítulo específico a Tropo.

Os dados da expedição serão atualizados assim que mais detalhes forem acertados com toda equipe. Para tanto consultem HB9Q e Make More Miles on VHF para notícias, bem como a versão original desse texto em N7BHC. As listas da Rede VHF-DX também difundirão por e-mail as informações da expedição.

Nosso maior objetivo é ativar a Namíbia em 50 MHz, 144 MHz, 432 MHz e 1296 MHz EME. Ao mesmo tempo estaremos QRV para a Tropo Transatlântica em 144 MHz e 432 MHz e pelos satélites AO-7, FO-29 e AO-51.

EME: A estação de EME estará concentrada em 144 MHz e 432 MHz. Dan HB9CRQ também levará seus equipamentos de 1296 MHz. Devido restrições na antena a atividade em 50 MHz será limitada e efetivamente determinada pelos nossas primeiras impressões e resultados práticos obtidos em campo. As datas da operação EME serão a partir do nascer da Lua no dia 07 para o ocaso no dia 16 de janeiro de 2009. Mantenha-se em contato com nossa equipe para novas informações. Maiores informações em inglês

REFLEXÃO METEÓRICA:  A atividade ocorrerá durante apenas alguns dias da expedição e será voltada ao grupo de entusiastas sul-africanos em 50 MHz e 144 MHz. Maiores informações em inglês

SATÉLITES: Atualmente dispomos de um alto nível de interesse em operações em satélites de órbita baixa na África do Sul e países próximos. Considerando que temos alguns destes artefatos espaciais em funcionamento com passagens relativamente curtas e pré-determinadas, planejamos dedicar o maior tempo possível para atender a esse entusiasmado grupo de radioamadores especializados.
Maiores informações em inglês

DUTOS TROPOSFÉRICOS: Nossa principal atividade na expedição V51 é pesquisar e explorar o Duto Transoceânico através do Oceano Atlântico. Os alvos são as ilhas de Santa Helena, Ascencion e a América do Sul. Acompanhe no link abaixo a visão geral da operação.

Maiores informações em português  

BLOG: Está em desenvolvimento um blog sobre a estação que explorará os Dutos Troposféricos em V5. Ela servirá como uma página de atualização regular das informações advindas de Luderitz.
Maiores informações em inglês

FREQÜÊNCIAS E SCHEDS: Serão determinadas e anunciadas posteriormente. A operação prioritária será em 2 metros EME. Haverá também de 2 a 3 dias de operação EME em 70 cm. Quando a estação de 70 cm não estiver em atuação para EME, ela servirá para as chamadas Transatlânticas por Tropo. A estação de Tropo efetuará seus CQs sincronizados com os tempos de emissão da estação EME para evitar interferências mútuas. Maiores informações em inglês

LOCALIZAÇÃO: Baía de Luderitz, Namíbia. O local da operação está a algumas centenas de metros do Oceano no Ponto Diaz. Maiores informações em inglês

Foto aérea da acomodação começando logo abaixo do farol.

Long: 15.0918ºE (15º05'31"E)
Lat: 26.6356ºS (26º38'07"S)
Grid Locator JG73ni

OPERADORES: Vários operadores já estão comprometidos com a equipe. A lista segue as especialidades de cada radioamador. Maiores informações em inglês

CONTRIBUIÇÕES PARA OPERAÇÃO DE TROPO: Você pode contribuir com o segmento operacional de Dutos Troposféricos desta expedição via Paypal, ajudando a cobrir os custo de viajem, acomodações e operações. As doações NÃO são dedutivos dos impostos. Maiores informações em inglês.

Atenção: No mesmo período o Japy DX ativará duas estações parceiras, uma na costa nordestina e outra no litoral carioca. Clique nos links para maiores informações ou retorne ao índice.

Voltar ao índice

 
     
 
Japy DX Group: Página atualizada em: 31-Dez-2008